sábado, 11 de junho de 2016


O que é um consórcio contemplado?

A contemplação no consórcio, consente que a pessoa pode retirar a carta de crédito para a compra do seu imóvel, antes mesmo de terminar o pagamento das parcelas restantes  do plano. É a atribuição do crédito ao consorciado, para compra de bem ou serviço. A contemplação será realizada mensalmente por meio de sorteio e lance de acordo com a disponibilidade financeira do grupo. Não existe prazo definido para a aquisição do bem após a contemplação, o consorciado poderá adquirir o bem até o encerramento do grupo.
O crédito contemplado será atualizado através de rendimento das aplicações financeiras.
Existem duas modalidades de contemplação:
Sorteio - Quando decorrer por sorteio o número de uma cota, o consorciado possuidor da cota tem o direito de retirar a carta de crédito e comprar seu imóvel. Os sorteios ocorrem uma vez ao mês. Todos os meses, nas datas previamente divulgadas das assembleias, é feito o sorteio das pedras-chave dos diferentes planos de consórcio.

O 1º sorteio é realizado na 1ª assembleia de constituição do grupo. A partir da 2ª assembleia a contemplação por sorteio ocorre mensalmente através da extração da Loteria Federal.
 É necessário ser ativo e estar em dia com suas obrigações perante o grupo. Também há necessidade de não estar negativado nos órgãos de proteção ao crédito em especial o SERASA.
Lance - Todos os meses, após a realização do sorteio, você pode ofertar um valor determinado. Participar de um lance é informar a Administradora que você deseja participar através de um lance de quitação, com um número qualquer de parcelas, fica a seu critério.
Os lances devem ser aplicados em percentuais sobre o valor do crédito e paga as devidas taxas, além disso, também existem diferentes modalidades de lance visando beneficiar os interesses dos consorciados.
Nesta modalidade de lance (livre), o consorciado que ofertar o maior valor em quantidade de antecipações de parcelas em relação ao crédito adquirido é considerado vencedor. Este fator de amortização faz a redução do prazo de pagamento obviamente. O consorciado pode ainda usar o saldo do FGTS para ofertar lances, pagar parcelas, quitar o saldo devedor ou complementar (aumentar) o valor do crédito. Para a utilização do saldo do FGTS, verifique as atuais regras constante do manual do órgão gestor - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL e o contrato de participação do grupo que é participante. A maioria dos consórcios têm prazos que giram em torno de 100 meses, podendo atingir 180/200 meses. Ou seja, antes de assinar qualquer contrato, o consumidor deve ter em mente que poderá levar até 15 anos para ter sua chance de comprar o imóvel. Os consórcios imobiliários possuem diferentes planos de 150, 180, 200 meses, com 480, 600 e até 1.000 participantes.
Qual é o lance ideal?
Tudo depende dos seus propósitos particulares. Quem opta investir em imóveis para alugar, costuma fazer os planos com menos participantes que assim fica mais acessível esta modalidade de lance livre. O valor do aluguel pagará as mensalidades do consórcio.
Carta de crédito definição:

Documento representativo do valor disponível para a aquisição do bem. É outorgado para a compra do bem imóvel, após apresentação da garantia e documentação prevista no regulamento. Podendo ainda adquirir um bem de menor valor destinando a diferença do crédito para quitar parcelas que ainda vão vencer. Pagando da seguinte forma - a que está vencendo e a última.
Muito se comenta sobre a compra do consórcio de imóveis, mas ele funciona como uma poupança forçada. Por meio da modalidade, você constrói e aumenta o seu patrimônio sem descapitalização.
Cota de consórcio:
 
Configura a participação individual de cada cliente em um grupo de consórcio. É deliberada por um número entregue pela Administradora, que ocorre casualmente, até a data da primeira assembleia do seu grupo.
 Taxa de administração:
 
A Administradora empreende a formação, organização e administração do grupo de consórcio. De forma que determina a remuneração que durante todo o tempo de duração do grupo é distribuída em parcelas mensais. O percentual da taxa fica em torno de 12%.
 
As parcelas do consórcio sofrem reajustes?
 
A valorização dos bens intermediado por preços fixados pelos fabricantes, para automóveis conduzidos pela tabela da IPCA  ou pelo Sindicato da Categoria para imóveis objetiva em aumento das parcelas. O índice do IGPM (Índice Geral de Preços de Preços) reajusta anualmente os créditos no consórcio de serviços, tendo em conta a data em que foi processada a compra da cota que caracterizada pelo aniversário.
 
Veja o que diz o consultor financeiro do Dinheirama Conrado Navarro sobre consórcio - considera a alternativa do consórcio interessante, pois é uma maneira mais barata e menos burocrática de adquirir um imóvel. Segundo ele, mesmo colocando na ponta do lápis todas as taxas embutidas nas parcelas de um consórcio, as mesmas tendem a pesar menos no bolso dos consumidores que os juros praticados pelos financiamentos. E mais: quando contemplado com a carta de crédito, o consumidor tem o poder de barganha de quem paga à vista um imóvel. (Revista Exame)
 
Caso deseje maiores informações sobre o consórcio e seus planos entre em contato.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário